Noticias

Produzido no ProfLetras/UFS, o projeto "Cultivando Saberes" é selecionado para Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A estudante da rede pública estadual de Aracaju, Melissa Samara Santos Paulino, orientada pela professora Rosângela Alves Silva, mestre pelo Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), unidade São Cristóvão, foi uma das selecionadas para representar o estado de Sergipe na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que será realizada em Brasília, de 2 a 5 de setembro de 2025.

O trabalho apresentado é o projeto de letramento "Cultivando Saberes: uma abordagem para o fortalecimento da escrita no Ensino Fundamental", construído no âmbito do ProfLetras sob orientação da professora Dra. Adriana Dalla Vecchia. A proposta foi um dos destaques da etapa estadual e conquistou uma das sete vagas destinadas à ampla concorrência para representar Sergipe na etapa nacional da conferência. 

Com o tema "Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática", a VI CNIJMA busca promover o protagonismo infantojuvenil e a reflexão crítica sobre as mudanças climáticas a partir de ações educativas nas escolas. A seleção do projeto evidencia a relevância das práticas de letramento desenvolvidas no ProfLetras e reafirma o potencial da escola pública como espaço de formação para a cidadania e a sustentabilidade.

 

IV Congresso Nacional do Profletras

date 09/09/2025 – 11/09/2025 - 08:00 - 22:00 GMT-3

presencial UPE / Campus Garanhuns - Garanhuns - Pernambuco - Brasil

EVENTO HÍBRIDO

O IV Congresso Nacional do ProfLetras traz como tema "Ensino de Língua e Literatura: desafios e possibilidades na criação e implementação de práticas inovadoras no chão da escola", buscando ampliar as discussões sobre metodologias e estratégias pedagógicas que contribuam para a qualificação do ensino de Língua Portuguesa e Literatura. O evento propõe um espaço de reflexão sobre as demandas atuais da Educação Básica, considerando a diversidade linguística e cultural dos estudantes e o papel das práticas inovadoras no fortalecimento do

aprendizado.

Com uma programação abrangente, o congresso contará com mesas-redondas, palestras com representantes da CAPES e especialistas da área, comunicações individuais e apresentações de práticas inovadoras desenvolvidas por egressos e mestrandos do programa. A realização deste evento no interior de Pernambuco reforça a importância da interiorização do ensino e da pesquisa, alinhando-se aos princípios do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 4 da ONU, que visa assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. 

 

O evento contará com duas modalidades de apresentação: comunicação individual e relatos de experiência. Para ambos os casos, haverá possibilidade de apresentação presencial e on-line, sendo as vagas para a modalidade on-line limitada.

 

No dia 5 de maio de 2025, foi realizado, na sala 202 do DID VII da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o minicurso presencial "Ética na pesquisa, marcos regulatórios e especificidades das Ciências Humanas e Sociais", que integrou as discussões da disciplina “Elaboração de projetos e tecnologias educacionais” do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Unidade São Cristóvão), conduzida pelas professoras Adriana Dalla Vecchia e Leilane Ramos da Silva. A atividade teve como foco os princípios éticos envolvidos na produção do conhecimento, abordando diretrizes do Conselho Nacional de Saúde, desafios próprios das Ciências Humanas e o funcionamento do Comitê de Ética em Pesquisa da UFS. A condução do minicurso ficou a cargo da Prof.ª Dr.ª Tacyana Karla Gomes Ramos, cuja contribuição reforçou a importância da ética e da integridade na formação de pesquisadores comprometidos com a promoção da educação de qualidade.

Resultado final do Edital 01/2025 do processo seletivo para professores permanentes